Teatro Cego – “ Um Outro Olhar “ ,uma peça teatral que celebra a vida

Teatro  Cego – “ Um Outro  Olhar “ ,uma peça  teatral que  celebra  a vida

Desde 2012 a C-Três Projetos Culturais vem desenvolvendo o Teatro Cego, um formato teatral onde a peça acontece completamente no escuro, proporcionando, através da arte e do entretenimento, uma experiência única ao público, convidando-o a abdicar da visão e a compreender a trama através de seus outros sentidos (olfato, paladar, tato e audição), utilizando-se de aromas, música e sensações táteis.

A peça tem em seu elenco atores com deficiência visual, cumprindo, assim, um papel social através da arte,o texto e direção é de Paulo Palado ,estão no  elenco Elenco – Ana Righi, Edgar Jacques, Flávia Stongolli, Ian Nopeney, Luma Sanches, Paulo Palado e Sara Bentes.

O Espetáculo ‘’Teatro Cego – Um Outro Olhar’’ conta a história de uma empregada doméstica e sua patroa que passam, ao mesmo tempo, por um tratamento de câncer. As duas encontram-se em momentos diferentes da doença, com a empregada praticamente curada e a patroa iniciando a quimioterapia. A relação dessas duas mulheres mostra as diferentes posturas e dificuldades que pessoas de classes sociais distantes têm diante desse desafio, ao mesmo tempo em que a compreensão das condições de cada uma delas faz nascer uma amizade que se tornará a principal ferramenta de suas lutas. Apesar do tema delicado, a trama se desenvolve com muita leveza, bom humor e sensibilidade, levando o espectador a uma reflexão que aprofunda a discussão sobre aspectos emocionais, sociais e comportamentais da doença. A trama fala sobre generosidade, empatia, amor, medo, superação, respeito e autoestima. Por acontecer completamente no escuro, a peça se utiliza ainda mais da percepção do espectador, fazendo com que o tema proposto possa ser tratado com ainda mais sensibilidade e aprofundamento.

Nesta temporada o Teatro  Cego firmou  parceria com a ONG Cabelegria, que visa realizar 60 apresentações do espetáculo “Um Outro Olhar”, com entrada gratuita, atendendo a um público de 12.000 pessoas, a ONG recebe doações de cabelo, transformando-o em perucas que são doadas, por meio de Bancos de Perucas (itinerantes e fixos), para pessoas que perderam seus cabelos devido ao tratamento quimioterápico ou a outras patologias. Todo o processo é gratuito,Já foram distribuídas mais de 10 mil perucas para crianças e mulheres de todo o Brasil.

A Cabelegria acredita que a autoestima pode fazer toda a diferença durante um tratamento quimioterápico. Por isso, busca aumentar cada vez mais as doações de perucas para pacientes e expandir seu Banco de Perucas para os maiores centros de tratamento oncológico do Brasil. Saiba mais em www.cabelegria.org

As apresentações acontecerão nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Natal, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, em parceria com hospitais e entidades de cada local ligadas ao câncer.

Ao término de cada apresentação, o público presente será convidado a conhecer o caminhão da Cabelegria, que estará estacionado junto ao local da apresentação, e poderá doar seu cabelo para a confecção de perucas.

Haverá, também, várias opções de perucas prontas para serem doadas a pessoas que tiverem perdido o cabelo em consequência de quimioterapia. Alguns documentos que comprovam o tratamento serão solicitados para a doação da peruca (lista de documentos necessários em anexo). Nesse caminhão, elas contarão com o auxílio de cabeleireiros, podendo sair do local já usando a peruca escolhida.

O projeto é patrocinado pelo Instituto CCR, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço  Completo:

UM OUTRO OLHAR -Teatro Cego

Duração: 50 minutos

Local: Memorial da América Latina – Sala Multiuso Av Mário de Andrade, 664 – Barra Funda

Temporada : de 15 a 20 de fevereiro

 Dias 15, 16, 17 e 18 de fevereiro (duas sessões por dia) às 19h e 21h.

Dias 19 e 20 de fevereiro (três sessões por dia) às 16h, 18h e 20h.

Nos dias 15, 16, 17 e 18 o caminhão da Cabelegria começa a atender para receber doações de cabelo e doar perucas às 16h.

Nos dias 18 e 19 o caminhão da Cabelegria começa a atender para receber doações de cabelo e doar perucas às 14h.

– Os ingressos serão gratuitos e começam a ser distribuídos 1 hora antes de cada espetáculo. A distribuição será feita de acordo com a ordem de chegada, através de senhas. Só será distribuída uma senha por pessoa.

Informações:  www.teatrocego.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *