Óleo de cártamo é um aliado em regimes

Alimento é rico em ácidos graxos essenciais, ideal para dietas de emagrecimento e prevenção de problemas cardiovasculares

 

Muito apreciado no Oriente e cultivado antes mesmo da era cristã, o cártamo é uma semente cujo óleo é rico em ácidos graxos essenciais, gorduras boas indispensáveis ao corpo humano. No entanto, muitas vezes o indivíduo não consegue suprir essa necessidade apenas com a alimentação, por isso, nesses casos, os especialistas costumam indicar a suplementação.

A nutricionista Stefania Valente da Silva afirma que “o óleo de cártamo pode prevenir doenças cardiovasculares, acelerar o metabolismo, além de diminuir a taxa de colesterol ruim (LDL)”.

O alimento também é frequentemente indicado no auxílio a dietas de emagrecimento. “Estudos indicam que o óleo de cártamo oferece a sensação de saciedade por ser composto de um nutriente que tem um tempo maior de digestão. Na prática, ele diminui a circunferência abdominal e contribui para a eliminação de gordura por causa de sua ação termogênica, que acelera o metabolismo para uma maior queima calórica ao longo do dia. O controle do colesterol é feito através da enzima LPL (lípase lipoproteica) que quebra as gorduras e faz com que sejam metabolizadas, ou seja, que aconteçam reações químicas dentro das células” explica Stefania.

É importante ressaltar que apesar de natural, o consumo do óleo de cártamo deve ser orientado por um especialista. É o profissional que vai dizer se há necessidade de suplementação e qual a dosagem ideal para cada tipo de pessoa. Além disso, seus benefícios são potencializados quando associados a uma dieta balanceada, com ingestão de líquidos, aliada a exercícios físicos.

Seguindo a recomendação do especialista, os resultados começam a aparecer em torno de 90 dias.

*Stefania Valente é nutricionista do Herbarium, laboratório referência em fitoterapia no Brasil.

Site: www.herbarium.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *